segunda-feira, 24 de março de 2014

Coluna - Conquistando jogos antigos


Daqui alguns anos, a geração de gamers não vai entender como um jogo não tinha conquistas/troféus para serem feitos. Aliás, existe um amplo debate sobre isso e eu sou um entusiasta desta nova relação com os jogos. Muitos deles ganham sobrevida e até mais vida útil com elas.
Já cheguei a contestar a forma em que elas são colocadas em alguns jogos de esporte (tema para outro post), até parece que são espalhadas dentro de um jogo sem um mínimo planejamento, mas o assunto aqui é outro.

Um grupo de entusiastas da geração 16-bits, conhecido como Retro Achievements, resolveu incluir conquistas/troféus em jogos de SNES e Mega Drive. O pessoal foi tão cuidadoso que é possível participar de um ranking mundial, disponível no site deles.

Torço para isso cada vez mais, sou de uma geração antiga, quando jogos eram mais difíceis de achar, portanto jogávamos mais tempo um único jogo. Por exemplo, quando tinha o Master System, meus amigos e eu brincávamos de quem fechava o Sonic em menos tempo e perdendo menos vidas, ou fazíamos campeonatos intermináveis de Super Star Soccer, para SNES.

Nenhum comentário :

Postar um comentário