segunda-feira, 17 de março de 2014

Coluna - Jogos para não sentir falta do verão


Para aqueles que vão sentir falta do verão, vamos falar de alguns jogos que nos recordaram dele.

Se, em algum momento, você que tem mais de 30 anos parou para pensar neste assunto, com certeza deve ter se lembrado de um jogo. Ele não era só de surf, mas ficou guardado por anos em minha mente. Estou falando de California Games.

Lançado em 1987 para Master System, California Games era um jogo que poderia ser classificado como game de verão. Havia pista de skate, BMX, embaixadinha, patinação e surf.

Lembro que a última modalidade presente no jogo era o surf. Curtia a corrida de bicicleta, mas não via a hora de chegar no surf para fazer aquelas manobras malucas. Lógico que eu nunca ia bem. Sempre caía rápido e, por isso, sempre jogava muito para poder chegar na hora de dropar na prancha.

Depois de Califórnia Games, eu nunca mais me interessei por um jogo de surf. Um dos fatores foi a falta de atenção das produtoras. Creio que foi uma decisão acertada, pois é um nicho bem restrito, e dificilmente as empresas iriam lucrar com um gênero desses. E os títulos que saíram nunca foram tão bons assim. Porém, tivemos algumas tentativas durante estes anos.

Uma das formas de aproximar o público do esporte seria colocar o nome de um dos maiores surfistas da história e foi assim que apareceu para o mundo dos games Kelly Slater’s Pro Surfer, para PlayStation 2, lançado pela Activision em 2001. Lembre-se, não estou levando em consideração Surf’s Up, baseado no filme de mesmo nome.

Kelly Slater’s Pro Surfer era muito bem feito para a época. Tinha gráficos bem legais. Você começava a aventura dentro de um barco pesqueiro e o menu era interativo, exatamente dentro do barco, da mesma forma que ocorreu em alguns jogos da franquia Dirt.

Você podia customizar totalmente o seu surfista, além de escolher alguns personagens que marcaram época na modalidade, como a bela Lisa Andersen, o australiano Tom Carroll, Tom Curren, Nathan fletcher o cantor e surfista Donavon Frankenreiter. Para deixar tudo mais engraçado, até mesmo um Deus Tiki, que, para quem não sabe, é uma representação de um Deus da Polinésia.

Tivemos também Ultimate Surfing, para Game Boy, Sunny Garcia Surfing e Transworld Surf no Game Cube. Os desktops também não ficaram atrás, com o game Championship Surfer, que trazia uma extensa lista de personagens.

Nenhum comentário :

Postar um comentário