segunda-feira, 5 de maio de 2014

Coluna - Star Wars


Normalmente tento pegar um assunto mais quente para a coluna da semana, entretanto essa semana e a próxima não estarei disponível, por isso os assuntos dessas semana serão mais frios, ou seja, atemporais, sentirei falta de escrever por essas semanas. Portanto para essa falarei da minha saga predileta, Star Wars.

Todo mundo viu o “Retorno de Jedi”, e sabe que Luke venceu. Mas muita gente fica pensando… Como isso seria possível, já que Darth Vader era muito mais poderoso, e sempre foi considerado “o escolhido”. A resposta fica meio capenga… Na ocasião, o Lord Sith estava desestimulado, debilitado, e receoso em matar seu próprio filho, coisa que poderia justificar sua derrota.

Agora, e se colocássemos os dois para se enfrentar. E se imaginássemos sinceramente quem é o jedi mais poderoso.

Pensando em teoria, Anakin Skywalker, antes mesmo de se tornar Darth Vader, já seria bem mais forte na Força do que o jovem Luke. Por outro lado, Luke tem aquele “brilho” especial dos heróis, e isso, de cara, já coloca os dois em pé de igualdade.

Luke só se torna um cavaleiro jedi no final do último filme da trilogia clássica – e mesmo assim ele é um jedi iniciante. Anakin, entretanto, foi ensinado desde a infância e chegou a viver muitas aventuras como cavaleiro, ao lado de seu mestre Obi-Wan Kenobi.

É nesse ponto, porém, que os filmes apresentam certa confusão. Anakin seria o garoto “escolhido”, o “iluminado”, mas ele não foi capaz de resistir ao lado negro. Apesar de todo esforço e treinamento, ele acabou derrotado por Kenobi e até mesmo por seu próprio filho, um jovem que ainda engatinhava nos caminhos da Força.

Então, parece que há uma mensagem oculta na saga. Será que o “escolhido” ao qual Yoda se refere em “A Ameaça Fantasma” era mesmo Anakin? Será que Yoda não estava, ao observar a criança no Episódio I, vendo a aura de outro Skywalker, ou seja, de Luke.

Se nos basearmos no óbvio, Luke é muito mais “escolhido” do que Anakin. Pense nas estatísticas. Ele passou por um treinamento-relâmpago com Yoda em Dagobah, enquanto todos os outros jedis precisam de anos estudando. Depois disso, resistiu sozinho ao chamado do mal em “O Império Contra-Ataca”, detonou a corja de Jabba em Tatooine, salvou Han Solo e ainda conseguiu vencer seu mega-ultra-poderoso pai.

Podemos concluir também que Anakin foi “o escolhido” para gerar “o iluminado”, fazendo referencia a Bíblia, Deus enviou um anjo para colocar no ventre de Maria o Messias. Lembremos que em todos os seis filmes de Star Wars é possível achar referencias a Bíblia principalmente do novo testamento.

Ah, e o mais importante. Luke usou a força em “Uma Nova Esperança”, quando ainda era um mero velocista estelar, para explodir a Estrela da Morte. Alguém aí viu Anakin alguma vez usar seus poderes para executar um ato tão épico como esse?

Com tudo isso, me parece óbvio que Luke, e não Anakin, era o tal “iluminado” descrito por Yoda e Mace Windu. De certa forma, parece uma hipótese louca, mas não é. Lembre-se que o mestre Yoda, ao analisar as emanações do pequenino Anakin, vê uma “imagem enevoada”. Como ele poderia ter certeza?

Um comentário :

  1. Não sei qual vai ser a cagada do filme 7, mas eu acho que o Anakin é mesmo o escolhido, porque no final ele equilibrou a força (mesmo que tenha sido matando todo mundo), deixando 1 jedi e 1 sith.

    ResponderExcluir