terça-feira, 15 de julho de 2014

Coluna - Aerosmith

Os roqueiros do Aerosmith estão com o bolso cheio de grana há muito tempo. E boa parte dessa grana teve origem no Guitar Hero: Aerosmith.


Bobby Kotick, CEO da Activision, disse em entrevista à PCMag que a banda ganhou mais dinheiro licenciando suas músicas para o jogo do que em qualquer um de seus álbums.

“A versão de Guitar Hero do Aerosmith gerou muito mais receitas para a banda do que qualquer álbum lançado por eles”, disse Kotick. “E, além disso, a venda de merchandising, ingressos para shows e novos contratos foram incrivelmente influenciados pela participação do grupo em Guitar Hero“, completou.

Não é surpresa nenhuma que acordos de licenciamento de música e de imagem rendam tanto assim para uma banda. Mesmo na época de ouro da indústria da música, os artistas normalmente ganhavam mais dinheiro fazendo shows e vendendo merchandise do que vendendo discos. Atualmente, acordos de licenciamento para jogos, trilhas sonoras de filmes e publicidade são algumas das maiores fontes de renda dos artistas.

Guitar Hero: Aerosmith foi lançado em 2008 e logo na primeira semana teve mais de 567 mil cópias vendidas. Até 2010, mais de 3,6 milhões de unidades do jogo saíram das lojas.

Além da grana que a banda ganhou pelo acordo com a Activision, o Aerosmith viu um enorme aumento nas vendas digitais de catálogo musical. O jogo foi uma grande ferramenta de publicidade, dirigindo mais atenção para as vendas de álbuns, e alavancou novamente a popularidade da banda formada nos anos 70, o que expandiu ainda mais as oportunidades de licenciamento… E esse é o grande ciclo da vida no mundo da música.

Nenhum comentário :

Postar um comentário