quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Top 5 - Jogos "inspirados" em Pokemon


Depois do sucesso feito pelo Pokemon, lançado em 1996, algumas empresas tentaram criar jogos "similares" para ganhar dinheiro aproveitando a febre, e em alguns casos, começando franquias lucrativas. Nesta lista eu não citarei Digimon, porque mesmo sendo bem claro que a franquia não existiria se não fosse pelo Pokemon, seus jogos são bem diferentes, com a exceção de Digimon World 2. Este critério vale para outras séries como Monster Rancher e qualquer outro whatevermon. No final da lista, uma surpresa para provar que nada se cria, tudo se copia.

5 - Medabots



Criado pela Natsume em 1997 para Game Boy, acabou ganhando também uma série animada. O jogo tem várias semelhanças com o Pokemon, começando com o personagem principal que é um garoto de 10 anos que quer seu próprio Medabot para lutar contra outros Medabots, e durante sua jornada ele encontra uma organização malvada que tenta roubar seu Medabot diversas vezes. Apesar de tudo, Medabots consegue ser um jogo interessante, deixando o jogador criar seu próprio robô a partir de peças avulsas, cada uma com seu próprio stats. A única coisa estranha é a forma que colocaram a barra de ATB, fazendo os Medabots correrem de um lado para o outro antes de poderem atacar.

4 - Ganbare Goemon: Mononoke Douchuu Tobidase Nabe-Bugyou!



Até mesmo a Konami teve sua tentativa, utilizando uma de suas grandes franquias (pelo menos no Japão). Lançado em 1999, este é um RPG com personagens da série Goemon onde você pode capturar os monstros inimigos e usá-los para lutar a seu favor. Este jogo é uma mistura de Pokemon com Shin Megami Tensei, e mesmo assim não é grande coisa, mesmo tendo seus momentos engraçados como em outros jogos da série.

3 - Kakutou Ryouri Densetsu Bistro Recipe



Baseado em um mangá e lançado pela Banpresto em 1999, este jogo é o mais bizarro desta lista. No lugar de treinadores e seus Pokemons, você encontra cozinheiros e comidas, e não são os cozinheiros que lutam... Através de magia os chefs conseguem transformar vários pratos em seres vivos, e usam os mesmos para competirem contra outros chefs, no jogo você ganha ingredientes e deve seguir as receitas para criar seus próprios pratos. Tirando a bizarrice de lutar com comidas, o jogo em si não é de todo mal, o sistema de batalhas é bem simples, linear, e nem  barreira da linguagem o impede de ser jogado.

2 - Dragon Quest/Warrior Monsters



A Enix também deu seu chute em 1998, fazendo um spin-off de sua franquia de maior sucesso. No jogo você "captura" os monstros, que são os inimigos clássicos da série Dragon Quest, e os utiliza para lutar contra outros monstros. O visual das batalhas é exatamente igual ao da série principal, mas a mecânica permite de certa forma, que você automatize os comandos executados pelos monstros.

1 - Robopon



Lançado em 1998 pela Hudson e o mais parecido com Pokemon, Robopon é a cópia da cópia, utilizando elementos como os robôs e suas peças do Medabots, e muitos elementos do Pokemon, entre eles a métrica do nome, as capas, a mecânica de batalhas, e o sistema de lançar versões diferentes do mesmo jogo, cada um com seus personagens especiais e principalmente o visual do jogo. No final das contas não é um jogo ruim, mas deixa aquela sensação de que é só mais uma cópia sem vergonha.

0 - E de onde veio tudo isso?



Em 1994 a Enix lançou o jogo Robotrek, onde o jogador controla um garoto que utiliza robôs para lutarem por ele. Esses robôs utilizavam peças que podiam ser substituidas por outras peças criadas pelo jogador. E o melhor de tudo, cada robô é guardado em uma bola branca e vermelha até o momento em que ele precisa aparecer. Esse jogo basicamente resume toda esta lista, e o curioso é que Dragon Quest Monster, também criado pela própria Enix, é sempre citado quando se fala sobre jogos parecidos com Pokemon, mas ninguém cita Robotrek. Um exemplo simples de que a fama faz toda a diferença.

Nenhum comentário :

Postar um comentário